"Ver, e dar a ver, abrindo portas ao que existe de arquitectura contemporânea, de autor e de tantas épocas diferentes do passado, os clássicos. Pretende-se dar oportunidade de conhecer oito séculos desta cidade encantatória e colorida, apoiada numa topografia acidentada que esconde lugares surpreendentes."

Fernando Sanchez Salvador

Lisboa Open House

Acolhida por cidades como Londres, Nova Iorque ou Buenos Aires, esta iniciativa foi criada em 1992 por Victoria Thornton com o objectivo de dar a conhecer espaços de valor arquitectónico e cultural de referência a um público alargado. O Open House Worldwide conta um crescente número de cidades por todo o Mundo sempre com a mesma premissa, abrir portas durante um fim-de-semana que se repete anualmente.

Em 2012 chegou a Lisboa por iniciativa da Trienal e desde então o evento estabeleceu-se na cidade vivendo de uma estrondosa adesão.

Na primeira edição todas as expectativas foram superadas: 13.918 visitas num roteiro que incluiu 54 locais. Em 2013 foi organizada a segunda edição que atingiu as 15.731 visitas, aumentando o roteiro para 60 espaços.

Esta é uma oportunidade única de visita e descoberta de espaços que demonstram o papel decisivo da arquitectura na vida dos cidadãos e exemplificam o valor do património edificado. Um evento para o grande público que permite dar a conhecer a nossa História através de visitas comentadas por uma equipa dedicada de voluntários ou pelos próprios autores. De palácios a casas privadas ou de escolas a igrejas, neste fim-de-semana descobrem-se espaços que durante dois dias se tornam acessíveis a todos.

3ª Edição do Lisboa Open House - 2014

O Lisboa Open House regressa no fim-de-semana de 11 e 12 de Outubro de 2014 e abre as portas de 27 novos locais num total de 70 espaços.

Nesta edição, propomos um extenso programa de percursos e de visitas comentadas. A selecção dos espaços baseia-se não só na importância cultural e arquitectónica mas também na diversidade de tipologias e épocas. Os percursos exteriores e visitas de Bairro também fazem parte do roteiro e oferecem uma perspectiva integrada do crescimento e desenho urbano de Lisboa em diferentes fases da sua história.

Do Parque das Nações a Algés, da beira Tejo às Avenidas Novas, da Mouraria a Benfica, as opções são cada vez mais alargadas: basta escolher.

Como Funciona

Todos os espaços do roteiro são de acesso gratuito. Durante este fim-de-semana o público pode visitar um conjunto de espaços arquitectonicamente relevantes para a cidade. Contamos com uma vasta equipa de voluntários presente em cada local para dar informações, aconselhar e acompanhar as visitas.

A maioria dos locais não exige reserva pelo que as visitas são organizadas por ordem de chegada. Contudo, pelas suas características, alguns locais exigem pré-marcação, a qual deverá ser feita por telefone, email ou online (p.e. Eventbrite) de acordo com informação na ficha de cada espaço.

As portas estão abertas: entre e faça parte desta experiência!

Missão

A Trienal de Arquitectura de Lisboa é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é investigar, dinamizar e promover o pensamento e a prática em arquitectura, realizando a cada três anos um grande fórum de debate, reflexão e divulgação que cruza fronteiras disciplinares e geográficas.

No âmbito da sua missão, a Trienal organiza outras iniciativas de entre as quais o Lisboa Open House que se guia por princípios simples mas desafiantes: uma organização sem fins lucrativos mostra, de forma gratuita, arquitectura de excelência ao público em geral. Assim, se justifica que um evento desta natureza seja realizado pela Trienal.

Agradecimentos

Um MUITO OBRIGADO aos parceiros e patrocinadores que nos permitem melhorar a cada edição, aos espaços que abrem as suas portas ao público, aos fantásticos voluntários que oferecem o seu tempo para que este projecto aconteça e a si por participar neste evento.

Um OBRIGADO ESPECIAL aos proprietários, anfitriões, autores e seus representantes; aos orientadores de visitas e formadores de voluntários, a todos os que contribuíram para tornar este evento possível.

Parceiros

Integrado na iniciativa:
Parceiros estratégicos:
Estrutura financiada por:
Patrocinador:
Marca associada:
Apoio:
Parceiros media:
Apoios à divulgação:
EGEAC, Ordem dos Arquitectos, Turismo de Lisboa, Fertagus, Transtejo / Soflusa, REFER, Carris, Metro, Bit Basement, Building Pictures, Dizplay Soundlab
Associados da Trienal:
Fundação EDP, Ordem dos Arquitectos, Babel, Casa da Arquitectura, José Mateus Arquitecto

Ficha Técnica

LISBOA OPEN HOUSE
Comissário:
Fernando Sanchez Salvador
Coordenação:
Inês Marques
Coordenação de Voluntariado:
Susana Gaudêncio
Apoio à tradução:
Rute Paredes e Susana Pomba
Design de Comunicação:
Vivóeusébio
Website:
Bit Basement
Typefont:
Van Condensed by Ricardo Santos
Voz Off:
Inês Menezes
TRIENAL DE ARQUITECTURA DE LISBOA
Direcção:
José Mateus, Presidente
Nuno Sampaio, Vice-Presidente
José Manuel dos Santos,Vogal
Maria Dalila Rodrigues, Vogal
Pedro Araújo e Sá, Vogal
Director Adjunto:
Manuel Henriques
Assistente de Direcção:
Helena Soares
Comunicação e Imprensa:
Maria Schiappa (coord.)
Patrícia Lopes
Teresa Vieira
Produção:
Isabel Antunes (coord.)
Liliana Lino
Inês Marques
Valentina Toscano
Jan Wehner
Financiamento e Parcerias:
Sara Battesti